De índio para índio e pelo índio

Por Aline Naoe

Da etnia Umutina, a índia Edna relata que somente com o Terceiro Grau Indígena passou a aceitar e apreciar sua própria cultura.

“Lá a questão da cultura indígena é bem forte. Contribuiu para a nossa comunidade essa questão da valorização da cultura umutina. Hoje eu uso anel, colar, brinco, coisas que antes eu não gostava. A partir daí eu comecei a gostar, a valorizar mais nossa cultura”, relata Edna.

Para Grupioni, embora a universidade tenha incorporado esses novos atores, sua rotina de produção e difusão de conhecimento permanece a mesma.

 “A interculturalidade pressupõe que a universidade também ganhasse com essa presença indígena. Não vejo, por exemplo, como a presença indígena na universidade tenha trazido para dentro dela outras questões, outros questionamentos. A universidade segue como sempre seguiu”, diz o pesquisador.

A historiadora Iraci Aguiar Medeiros acredita que isso pode mudar. Mestre em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp e membro da Diretoria de Gestão de Pesquisa da UNEMAT, a pesquisadora desenvolveu sua dissertação e agora sua tese de doutorado baseada na experiência do Terceiro Grau Indígena e na possibilidade de integração de saberes tradicionais e o conhecimento científico.

“Eu penso que desde o começo o Terceiro Grau Indígena vem caminhando na direção de virar uma universidade indígena dirigida por indígenas”, diz Iraci.

Leia Mais:

Escola indígena: diferenciação para a igualdade

Interculturalidade e Conhecimento

Responsabilidade de quem?

Lei de Diretrizes e Bases

Relato do professor e pesquisador Luis Donisete Benzi Grupioni 

Deixe um comentário